A Empresa


A CH.Vidon é uma empresa que atua há 12 anos no segmento de engenharia ferroviária, oferecendo serviços especializados, consultorias e treinamentos. Fornecemos soluções com bases científicas para nossos clientes. Desde 2010, somos agente comercial e assistência técnica autorizada da L.B. Foster Rail Technologies, fazendo de nós referência em soluções para Gestão Total do Atrito. Desenvolvemos soluções específicas para programas de lubrificação e programas roda-trilho para ferrovias de carga e sistemas de trens de passageiros. Uma empresa dedicada à inovação e à produção de conhecimento na engenharia ferroviária.

Missão


Criar condições para que nossos clientes alcancem melhores resultados em seus negócios, provendo conhecimento e soluções que suportem suas decisões com racionalidade, base científica, consistência e eficácia.

Visão


Ser uma empresa nacional e internacionalmente reconhecida e respeitada pela competência, comprometimento, integridade e habilidade técnica de sua equipe.

Valores


  • Ética em todos os nossos processos e relacionamentos;
  • Buscamos o lucro para perpetuar a nossa empresa;
  • Consideramos o conhecimento como alavanca de crescimento;
  • Pessoas que constroem sólidas relações, sempre fazendo a coisa certa;
  • Somos comprometidos em tudo o que fazemos;
  • As amizades são a alma do negócio, e são elas que permanecem depois que as negociações são fechadas.


  • Quadro técnico


    Walter Vidon Júnior
    Engenheiro Consultor Ferroviário, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui Especialização em Transporte Ferroviário de Cargas pelo Instituto Militar de Engenharia. Membro da AREMA. Estágio de serviço no TTCI (Transportation Technology Center Inc./EUA). É sócio-gerente e fundador da CH.Vidon. Possui mais de 40 anos de continuo serviço na área de via permanente (RFFSA e MRS). Já ministrou treinamentos, cursos e palestras no IME, MRS, EFVM, EFC, FCA, ALL, SuperVia, CBTU, CPTM, etc. É autor/co-autor de 50 ou mais trabalhos técnicos, já publicados e apresentados em Seminários/Conferências no Brasil e Exterior.

    Felipe Oliveira Vidon
    Engenheiro Consultor Ferroviário, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui Especialização em Transporte Ferroviário de Cargas pelo Instituto Militar de Engenharia. Membro da AREMA. É sócio-gerente da CH.Vidon, onde desenvolve projetos de gerenciamento do atrito/programas roda-trilho nas maiores ferrovias de carga do Brasil e sistemas de passageiros, entre outros. É autor de trabalhos publicados no Brasil e conferências da International Heavy Haul Association (IHHA). Acumula participação em diversos congressos internacionais de roda-trilho.

    Filipe Mendes Paraguassu
    Engenheiro eletricista graduado pela Universidade Severino Sombra em Vassouras. Acumula 10 anos de experiência na indústria ferroviária. É sócio da CH.Vidon onde participa da implantação, gerenciamento e monitoramento de projetos de gerenciamento do atrito e programas roda-trilho nas maiores ferrovias brasileiras.

    Marcelo Luiz de Almeida
    Técnico especialista em mecânica. Acumula 34 anos de experiência no mercado ferroviário, trabalhou na RFFSA, MRS Logística e Loram. Especialista em Trilhos, Esmerilhamento de Trilhos e Programa Roda-Trilho. Participou da implantação do Programa Roda-Trilho na MRS Logística e comissionou diversas máquinas de esmerilhamento de trilhos e de manutenção de via permanente. Acumula diversas viagens as ferrovias Class 1 da América do Norte. É sócio da CH.Vidon.

    Francisco Armando da Silva Bastos
    Técnico especialista em via permanente e equipamentos de grande porte de manutenção da via, graduado em Eletroeletrônica. Acumula 39 anos de experiência no mercado ferroviário, trabalhou na RFFSA e na MRS Logística, foi gerente de manutenção de equipamentos de via. É sócio da CH.Vidon, onde desde 2006 participa de diversos projetos de gerenciamento do atrito e programas roda-trilho nas maiores ferrovias de carga do Brasil e sistemas de passageiro.

    Fernando César de Moura e Silva
    Engenheiro Ferroviário há 35 anos. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Gestão Estratégica pela USP, MBA em “Transport Business” pela COPPE/UFRJ. MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Líder de Projeto das principais tecnologias de Via Permanente implantadas pela MRS Logística: Esmerilhamento, Ultrassom, TrackStar, RailVac, Desguarnecimento de Ombro, Tie Gang, Gerenciamento do Contato Roda Trilho. Teste e desenvolvimento de novas classes de metalurgia de trilhos com Nippon Steel, Voest Alpine, Arcelor-Mittal e Tata (British Steel). Vários trabalhos internacionais publicados em conferências da AREMA e IHHA. É sócio da CH.Vidon.